segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Another Oratoire St-Joseph Day

Deixando o museu de belas artes de Montreal, fui direto para o Oratoire Saint-Joseph. Estava com ótimas expectativas porque muitas pessoas me falaram que o local é lindíssimo e também porque nasci no dia 19 de março, o dia de São José.

Durante o caminho fui aproveitando um pouco Montreal, o clima confortável e admirando cada pequeno detalhe. Se você tiver a oportunidade de observar detalhadamente, a cada novo passo algo de inusitado pode ser encontrado.






Chegando no Oratório de São José realmente confirmei o que todos diziam. Para ser sincero, superou e muito minhas expectativas. Não poderia definir o local como imponente porque ele passa uma sensação de tranquilidade mesmo em sua grandeza, mas até agora lembro da senção de deslumbramento que tive ao virar a esquina e poder admirar de frente este belo local. O oratório fica no alto de uma colina e a neve criou um clima a parte.




A vantagem de ir ao oratório de São José é que pode-se admirar tanto o oratório como a vista que ele proporciona da cidade de Montreal.


Entrando, temos acesso a 3 diferentes andares e assumo que a primeira vista não me impressionei muito com a capela de entrada. Apesar de ser bastante aconchegante, não entendi como um local tão grande teria apenas uma capela tão singela. Mas sei que aquele local me proporcinou uma das sensação mais maravilhosas da minha viagem. De repente pude sentar, rezar e me dar conta do que vivenciava. A tanto tempo que planejava essa viagem e as vezes parecia que nunca iria chegar, e agora estou aqui, vivendo no Canadá, tendo experiências formidáveis para minha vida.

Portanto, pude reconhecer que aquele local se tornara gigantesco enquanto experiência e pude agradecer pela família que sempre esteve por perto (mesmo quando não reconheci), pelos meus amigos e pela força de vontade que muitas vezes não sei de onde vem, mas que me faz acreditar em mim mesmo e me dá forças para seguir em frente.








Saindo da capela, pude então perceber que o local guardava outras surpresas. Na lateral havia um corredor com velas as quais poderiam ser acendidas por aqueles que desejam fazer suas preces e desejos. Aproveitei e ascendi uma fileira inteira de velas, nunca agradecer e fazer bons pedidos é demais.


Indo em direção a outro andar encontrei outro corredor com dados históricos, imagens representativas de São josé, e uma representação em cera que de tão real só sabia que não era uma pessoa de verdade porque o pobre coitado ia ficar com caimbra de tanto tempo parado na mesma posição.



E então, encontrei uma outra capela no andar superior, e então se realizou em minha mente o tamanho do lugar e passou a fazer sentido para mim.





Estar aqui no Oratoire St-Joseph no dia 31 de dezembro definitivamente foi um ponto alto da minha viagem aqui pelo Canadá.

Agora que alma está pura, é hora de voltar para casa e me preparar para uma digna virada de ano com meu bom amigo Gabriel e a galera que conheci aqui através dele. Com certeza a noite hoje será muito boa

See you prayer brazilians

Nenhum comentário:

Postar um comentário